Higiêne no Sono


1 – Tenha horários regulares para deitar e levantar.

2 – Evite dormir períodos prolongados durante o dia. Sonecas curtas ou pequenos cochilos durante o dia ou até mesmo nos intervalos do trabalho em geral são suficientes para restaurar as energias.

3 – Evite ficar acordado na cama por longos períodos, se por acaso perder o sono durante a noite, levante-se e procure fazer algo monótono como ler, ver televisão, e volte para cama quando estiver sentindo sono novamente.

4 – Evite realizar na cama toda e qualquer atividade além de dormir e praticar sexo, como assistir televisão, fazer refeições, fazer leituras prolongadas, ou ficar deitado ouvindo música ou noticiários por longos períodos.

5 – Evite usar substâncias ou bebidas estimulantes, á noite, principalmente perto da hora de dormir: chá preto, café, colas. guaraná, anorexígenos.

6 – Evite fumar próximo da hora de deitar.

7 – Evite usar álcool, pois embora provoque sono logo após sua ingestão, em algumas horas depois, à medida que seus níveis no sangue diminuem, pode provocar um efeito contrário.

8 – Observe se não está utilizando algum medicamento que pode interferir no sono, e fale com seu médico para trocar o horário das tomadas ou o medicamento. É bom lembrar que diversos antidepressivos interferem no sono.

9 – O quarto de dormir deve ser escuro, ter uma temperatura ideal: nem muito frio, nem muito quente . com boa ventilação e sem muitos ruídos.

10 – Evite fazer atividades muito excitantes ou estimulantes muito próximas da hora de dormir: exercícios físicos intensos, banhos muito quentes e prolongados, assistir a filmes muito violentos ou excitantes, ou procurar resolver questões ou problemas difíceis antes de deitar. ‘Desligue as turbinas’ pelo menos umas duas horas antes.

11 – Relações sexuais e banho morno antes de dormir são relaxantes e favorecem o sono.

12 – Ouvir uma música monótona ou fazer uma leitura leve durante alguns minutos ao deitar pode auxiliar na indução do sono.

13 – Procure não dormir com fome nem fazer refeições ‘pesadas’ antas de deitar.

14 – Durante o dia procure praticar algum exercício físico regular.